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O Básico da Modelagem 3D com o Blender – Aprendendo do Zero como Modelar e Animar Figuras Tridimensionais

R$37,50

O Blender, um programa utilizado para a criação de modelos em três dimensões, permite criar e modelar diversos tipos de elementos, tanto para filmes como para jogos. O …

208 páginasAutor(es): Bruna Escudelario/Diego PinhoISBN: 978-85-371-0532-0
Sumário

Sumário

Lista de Siglas e Abreviaturas
1. Introdução ao Blender
1.1. Recursos
1.2. Requisitos do Sistema
1.3. Como Baixar e Instalar o Programa
1.4. Projetos Famosos Criados no Blender
1.5. Comunidade do Blender e Onde Conseguir Ajuda
1.6. Blender Store e Cloud Membership
1.7. Conclusão
2. Conhecendo a Interface
2.1. Splash Screen
2.2. Entendendo as Áreas
2.3. Editores
2.3.1. Propriedades de Visualização
2.3.2. Modo de Exibição dos Objetos (Viewport Shading)
2.4. Salvando Arquivos
2.5. Cenas (Scenes)
2.6. Camadas (Layers)
2.7. Preferências do Usuário
2.8. Conclusão
3. Navegação no Ambiente 3D
3.1. Comandos de Navegação Essenciais
3.2. Comandos Adicionais de Movimentação
3.3. Modos de Visualização
3.3.1. Toggle Quad View
3.4. Cursor 3D
3.5. Movimentação
3.6. Conclusão
4. Modelagem
4.1. Tipos de Objetos
4.2. Modos de Modelagem
4.2.1. Object Mode
4.2.2. Edit Mode
4.2.3. Sculpt Mode
4.2.4. Vertex Paint
4.2.5. Weight Paint
4.2.6. Texture Paint
4.3. Modelagem de Malhas
4.3.1. Selecionando Vértices, Arestas ou Faces Invisíveis
4.3.2. Modos de Seleção
4.3.3. Inserindo e Removendo Arestas
4.4. Deletando Objetos
4.5. Centro dos Objetos e Pivot Point
4.6. Smooth
4.7. Extrude
4.8. Ferramentas de Modelagem
4.8.1. Ferramentas de Vértices
4.8.2. Ferramentas de Arestas
4.8.3. Ferramentas de Faces
4.8.4. Transformações
4.8.5. Duplicações
4.8.6. Subdivisões
4.9. Normais
4.9.1. Invertendo e Recalculando as Normais
4.10. Conclusão
5. Curvas
5.1. Tipos de Curvas
5.1.1. Bézier
5.1.2. NURBS
5.2. Modelando uma Curva 2D
5.3. Transformando Curvas em Mesh
5.4. Conclusão
6. Animação
6.1. Conhecendo a Timeline
6.2. Animando Por Meio de Keyframes
6.3. Keyframes no Blender
6.4. Esqueletos
6.5. Esqueletos e Keyframes
6.6. Graph Editor e Interpolações
6.7. Conclusão
7. Modificadores
7.1. Pilha de Modificadores
7.2. Conhecendo os Modificadores
7.3. Conclusão
8. Textos
8.1. Inserindo e Editando Textos
8.2. Criando Textos em Curvas
8.3. Transformando Textos em Malha
8.4. Conclusão
9. Câmara e Iluminação
9.1. Adicionando e Alternando Câmeras
9.2. Adicionando Lâmpadas
10. Materiais e Texturas
10.1. Materiais
10.1.1. Criando Materiais
10.1.2. Aplicando Materiais
10.1.3. Reutilizando Materiais já Criados
10.2. Texturas
10.2.1. Tipos de Texturas
10.2.2. Aplicando Texturas
10.2.2.1. Aplicando Textura Procedural
10.2.2.2. Aplicando Textura de Imagem
10.2.3. Mapeamento de Texturas
10.2.4. Mapeamento UV
10.2.5. Biblioteca de Texturas
10.3. Conclusão
11. Partículas
11.1. Tipos de Partículas e Renderização
11.2. Criando um Sistema de Partículas
11.3. Exercício ? Simulando Fumaça
12. Blender Game Engine
12.1. Entendendo a Blender Game Engine
12.2. Exercício Prático
Referências
Glossário
REF: 978-85-371-0532-0 Categoria

O Blender, um programa utilizado para a criação de modelos em três dimensões, permite criar e modelar diversos tipos de elementos, tanto para filmes como para jogos. O livro O Básico da Modelagem 3D com o Blender – Aprendendo do Zero como Modelar e Animar Figuras Tridimensionais demonstra e explica de forma simples e objetiva as ferramentas do programa, possibilitando a compreensão gradativa de seu conteúdo por meio de explicações práticas bastante ilustradas. Entre os tópicos abordados no livro, estão: a introdução ao Blender, os requisitos do sistema, como baixar e instalar o programa, a Splash Screen, as áreas, os editores, as cenas, as camadas, os comandos de navegação e movimentação, os modos de visualização, os tipos de objetos, os modos de modelagem, a modelagem de malhas, as normais, os tipos de curvas, as animações, a Timeline, os modificadores, os textos, a câmera e a iluminação, os materiais e as texturas, as partículas, a Blender Game Engine, entre outros. O livro ainda possui exercícios que possibilitam a melhor compreensão do conteúdo ao final de cada capítulo.